CENTRAL DE MARCAÇÃO (98) 2107-2727 


Punções de Biópsias Guiadas por Ultrassom


Uma biópsia guiada por imagem tem como objetivo fornecer informações de diagnóstico através da obtenção de uma amostra de tecido usando imagens para navegar até o local de interesse. O radiologista intervencionista irá executar esse procedimento utilizando agulhas de corte especiais que estão disponíveis numa variedade de diâmetros e comprimentos. O tecido recolhido, normalmente, será examinado sob um microscópio por um patologista; também pode ser analisado por imunohistoquímica, imunofluorescência e estudo genético. 

Como é feita?

A maioria dos procedimentos de biópsia é realizada sob anestesia local ou sedação consciente, para que você permaneça acordado, mas não perceba a dor. Você pode ser solicitado a tomar antibióticos previamente para reduzir o risco de infecção, mas isso é raro. Você vai se deitar durante o procedimento - a posição exata que você será solicitado a permanecer vai depender da via de acesso que o radiologista intervencionista irá utilizar para abordar, com segurança, a lesão.

O processo vai ser realizado num ambiente estéril e seguro. O radiologista intervencionista vai escolher qual o tipo de agulha a usar de acordo com o tipo de órgão e tecido que precisa ser retirado, como ossos, tecidos moles, pulmão, etc. O intervencionista inserirá a agulha e a guiará por meio de imagens, até que a ponta da agulha possa ser vista no interior da lesão. 

Uma biópsia guiada por imagem pode ser realizada no paciente internado ou em ambulatório. O local da punção e seus sinais vitais serão monitorados por 4-6 horas após o procedimento. Você vai experimentar algum desconforto leve ao redor do local da punção durante esse tempo. Se você passar por uma biópsia pulmonar, você poderá ser submetido a uma radiografia de tórax 6-8 horas após o procedimento, caso tenha dor ou falta de ar, para garantir que nenhum ar foi preso na cavidade entre a sua parede torácica e os pulmões (pneumotórax). Na maioria dos casos, você terá permissão para beber água algumas horas após o procedimento de biópsia.

Porque fazer isso?

Se você tem uma lesão e seu médico necessita de mais informações para fazer um diagnóstico, poderá ser encaminhado para uma biópsia guiada por imagem.  Há uma série de fatores que pode tornar o procedimento inadequado para você, incluindo se você tem um distúrbio de coagulação do sangue, se não houver uma rota segura para o radiologista intervencionista acessar a lesão, ou se você já tenha sido diagnosticado utilizando outros procedimentos, tais como diagnóstico radiológico. 

A taxa de sucesso do processo de biópsia pode variar, dependendo da localização da lesão e do tipo de agulha utilizada. Orientação de imagem é usada para confirmar que a agulha é colocada corretamente no interior da lesão e para ajudar a evitar complicações.

Quais os riscos?

Se o radiologista intervencionista usa uma agulha do osso pequeno, a taxa de complicações é baixa. As complicações mais comuns são hematomas e infecção. Se você já fez uma biópsia do pulmão, há risco de pneumotórax.

Agende seu exame agora

Clique para agendar

Você também pode ligar para nossa
Central de Atendimento: (98) 2107-2727 

Atendimento Humanizado

Disponibilizamos de estrutura e equipamentos de última geração que garantem qualidade, agilidade em nossos laudos e em exames laboratoriais.

Nós temos o maior carinho por você!